Durante a semana passada e a presente a Igreja discute, em sínodo reunido no Vaticano, as questões da família, entre as quais se destacam, pela importância que os media lhe dão, o acolhimento dos recasados e dos homossexuais.
A iniciativa, sendo tardia, é louvável, mas a sua eficácia depende da verificação de vários pressupostos. Como sabemos a Igreja Católica, com os seus dois mil anos de história, especializou-se em escrever nas entrelinhas e, sobretudo, em não alinhar em modismos de ocasião e muito menos deixar-se secularizar.
Vamos, porém, ao cerne das questões. Desde logo, a efectiva reforma tão desejada por uns é liminarmente rejeitada por muitos outros, pelo que o perigo de um novo cisma não poderá, de modo algum, ser colocado de lado. Ainda está bem presente na memória daqueles que mais se encontram ligados à prática cristã todo o processo Lefèvre, personalidade polémica e controversa e um dos promotores do movimento tradicionalista católico, o qual, como é do conhecimento público, rejeitava a reforma litúrgica colocada em prática pelo Concílio Vaticano II.
Como tal, os passos que os bispos recomendarão a Francisco não serão de gigante, como muitos anseiam, mas mais de criança que começa a caminhar por terrenos desconhecidos e, ainda por cima, pantanosos.
Tenho para mim, que o acesso dos recasados à confissão e à comunhão, de certo modo, é pacífico, tanto mais que, como diz D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, “a eucaristia (...) não é sacramento dos perfeitos mas dos que estão a caminho”. Porém, a aceitação plena da orientação sexual dos crentes não creio que tenha, para já, pernas para andar e a Igreja estará, por certo, muito longe de aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Quanto muito estará na disposição de acolher todos, sem indagar se é gay ou heterossexual, i.e., desde que os primeiros ostensivamente não demonstrem que “saíram do armário”.