O fogo lavrou durante 70 horas em Vila de Rei e Mação. Foram momentos, muitos momentos mesmo, de verdadeira angústia e até terror que as populações destes concelhos viveram. Praticamente não existe vegetação verde nestes locais. Por exemplo, em Mação as chamas consumiram o pouco que restava dos grandes fogos de 2017, chegando a atingir uma área de 95 %.
Contudo o ministro da Administração Interna afirmou hoje que tudo de correu conforme as previsões e não se registara quaisquer anomalias. Inclusive o afamado SIRESP não apresentou qualquer falha. Oh meu Deus, quanta arrogância e falta de sensibilidade, para não dizer falta de pudor! Então, o fogo lavra desde sábado, tendo somente hoje sido controlado, e tudo correu conforme o previsto? As pessoas choravam e gritavam por ajuda só por seu belo prazer? De acordo com o governo, aquelas pessoas que vimos nos directos das televisões são masoquistas.
Já, antes, o primeiro-ministro tinha passado culpas para os autarcas. Sem qualquer pingo de decoro tentou aligeirar as suas culpas. Apenas um exemplo: falemos da Protecção Civil? Não é esta instituição que unicamente tem o poder de requisitar os meios aéreos e coordenar os serviços de bombeiros? E não é unicamente o governo que tem poder sobre aquela?