O ME divulgou hoje a sua proposta de revisão curricular, da qual, apesar de saber que merece um estudo mais aprofundado, se pode destacar o seguinte:
- fim da Formação Cívica (FC) em todos os níveis de ensino;
- Educação Visual e Tecnológica dá origem a duas disciplinas: Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET), leccionadas por um só professor;
- a EducaçãoTecnológica alterna com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no 2º CEB;
- no 2º CEB passará a ser obrigatório a frequência de Inglês;
- prestação de maior apoio ao aluno, através da oferta de apoio diário ao estudo no 2.º ciclo;
- aposta no conhecimento estruturante, mantendo o reforço da Língua Portuguesa e da Matemática;
- eliminação do desdobramento em Ciências da Natureza, no 2.º CEB;
- aposta no conhecimento científico através do reforço de horas de ensino nas ciências experimentais no 3.º CEB;
- alteração do modelo de desdobramento de aulas nas ciências experimentais do 3.º CEB, através de uma alternância entre as disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química;
- fim das TIC no 9º ano;
- reforço da carga horária a História e a Geografia do 3º CEB;
Numa primeira análise direi que o fim da FC não estranha ninguém. Aliás, há muito que devia ter terminado.
No que concerne à alternância, no 2º CEB, entre ET e TIC espero para ver como se poderá operacionalizar tal.
Por outro lado, gostaria que me explicassem como é possível reforçar, no 2º CEB, o ensino de LP já que o número de horas finais se mantém.
Depois, a proposta alude, ainda no 2º CEB, a 5 horas para Apoio ao Estudo. Todavia, este é facultativo para os alunos, o que, na prática, quer dizer que tal será dado no início ou no fim do bloco da manhã ou da tarde, desmotivando a inscrição daqueles. Como não haverá, certamente, penalização para a não assuidade por parte dos discentes, muitos professores chegarão a meio do ano com a sala vazia.
Quanto ao 3º CEB a proposta refere que deixa de existir a possibilidade dos alunos no 9º ano poderem escolher uma das três áreas de expressão artística e técnica que tiveram nos dois anteriores anos, ou seja, terão apenas EV. Sabendo, de antemão, que vou ser acusado de puxar a brasa à minha sardinha, isso não me impedirá de dizer que não concordo com tal. Quando a maioria dos discentes, entre as três ofertas, de um modo inequívoco optam por ET, como ainda este ano aconteceu, retiram-lhes essa possibilidade?
Uma última nota: afinal tanta especulação para nada. Quase me apetecia dizer que a montanha não pariu um rato, mas sim uma formiga e, ainda por cima, pequena.
Voltarei, com toda a certeza, a este assunto.
Adenda: tal como se sabe que colocar mais dinheiro num determinado problema não é a solução para o mesmo, também dar mais horas à disciplina A, B ou C não resolve, per si, a dificuldade de aprendizagem das mesmas.