Todos nós, mais de uma vez, já experimentámos a sensação de não podermos resistir a manifestar a nossa indignação, face a determinados acontecimentos, por os mesmos serem tão surpreendentes . A nossa paciência e, sobretudo, a resiliência também tem limites.
Então, não é que Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, lançou, em Espanha, uma campanha, conforme demonstra a imagem junta, onde se nota uma bandeira espanhola numa praia de Tróia, com um título que é, nem mais nem menos, “Conquista el Alentejo” (!!!), cujos cartazes se encontram espalhados um pouco por toda a Espanha.
Mas descansem os mais incautos, pois a mencionada promoção, que envolve cerca de 300 mil euros, não fica por tão grave atentado aos nossos mais insignes valores pátrios, uma vez que aqueles iluminados – ou serão luminárias? – tiveram ainda a resplandecente ideia de oferecer vouchers em combustível que podem ser descontados nos postos Galp. Vá lá, vá lá, podia ser bem pior: imaginem se oferecessem na Repsol?
Ah, como se devem estar a revolver nos respectivos túmulos os nossos antepassados, os quais, pelas múltiplas e mais diversas ocasiões e com sacrifico da própria vida, tudo fizeram para sermos uma nação independente! Caramba – perdoem-me a vulgaridade da palavra -, ou têm vergonha de iniciativa ou, caso contrário, terminem, desde já com a comemoração do 1º de Dezembro.
Não sendo, de modo algum, adepto da óptica jobs for the boys, de uma coisa tenho a certeza: existe muita administração pública que necessita urgentemente de uma vassourada.