Como imensas vezes já tive oportunidade de referir, a qualidade é claramente uma das palavras-chave para se alcançar o sucesso. A oportunidade é muito importante, mas é, sem sombra para dúvidas, efémera. A qualidade, porém, sabemo-lo bem, é duradoura.
No sector de prestação de serviços, onde a educação se insere, o serviço ao utente – leia-se, essencialmente, aluno - deve conter uma característica fundamental de qualidade. A Escola deve oferecer, em prazos cada vez mais curtos, um serviço com mais atenção e um maior comprometimento com os resultados finais, entre muitos outros. Por isso, reputo de muito importante a adopção de políticas do tipo “em caso de falha, a culpa jamais poderá morrer solteira”, havendo, deste modo, lugar à responsabilização. São, efectivamente, uma garantia de qualidade para o utilizador e mobilizam a organização.
Num tempo em que se regista uma natalidade muito baixa, com a consequente escassez do número de discentes, o conceito “Word of Mouth” ou “Passa-Palavra” é uma das formas mais eficazes de marketing e captação de novos públicos. Cada aluno bem servido representa a possibilidade de obter vários outros.
Por outro lado, os meios de informação existentes alargam enormemente a possibilidade de partilhar boas experiências, seja através de blogs, sites na internet, entre tantos outros, tornando a qualidade cada vez mais importante. Nesta ordem de ideias, não se compreende a diminuta utilização destes meios por parte de algumas direcções de escolas. O que em tempos se dava a entender como tendo um futuro promissor, transformou-se, num ápice, em quase derrocada total. O retrocesso na implementação destas práticas, bem como o não aproveitamento do know how existente é, para além de vergonhoso, criminoso até.
Concluindo, pode-se (re)afirmar que a palavra qualidade no serviço ao utente tem, cada vez mais, de estar no centro da Escola. Quem o exige, acima de tudo, são os usuários, tanto os de hoje como os de amanhã. E, atenção, é também o nosso futuro, enquanto profissionais, que igualmente a impõe.