Impressionante como se podem escrever oito (!!!) páginas sem dizer praticamente nada.
Vejamos três pequenas pérolas de tão bela e apurada prosa.
Estabelecido um quadro comum a todas as escolas e agrupamentos - colegialidade na direcção estratégica, participação da comunidade local, gestão executiva a cargo de profissionais da educação - serão admitidas e estimuladas diferentes formas de organização e gestão (pág. 44 do programa do governo).
O aperfeiçoamento do sistema de avaliação nacional por provas aferidas, como o sistema mais adequado para avaliar o desenvolvimento do currículo nacional e a prestação das escolas, no ensino básico (pág. 45 - idem).
Numa lógica de educação fundamental, básica e secundária, colocam-se questões comuns. A avaliação dos alunos deve privilegiar a aquisição de competências e capacidades, deve ser contextualizada no quadro de cada escola, deve valorizar as dimensões experimentais do trabalho escolar e deve concluir-se por exames nacionais de 12º ano (pág. 46 - idem).
Comentários para quê?
Hernâni de J. Pereira